13/10/2016

Vocês perguntam, eu respondo!


A Miriam Rossa (@miriamlrd) me contou lá no instagram que está se desafiando no artesanato e que está com dúvida sobre o que vale a pena: abrir uma loja física ou ficar só nas vendas pela internet? 

Bom Miriam, a sua pergunta é bem interessante e muito difícil de responder, mas vou tentar lhe dar uma luz na questão, ok?

Ambas as modalidades tem seus prós e contras e nem sempre o que funciona pra gente vai funcionar para os outros...por isso eu vou começar lhe dizendo que depende.

Ter uma loja física pode ser algo muito bacana, acho que o seu maior "pró" é viabilizar uma proximidade real com o seu público. Na internet, temos diversas ferramentas que simulam essa proximidade porém, o contato "cara-a-cara" é imbatível. Muitos clientes ainda tem reservas em consumir pela internet, por isso, um endereço físico para seu negócio pode ser uma vantagem competitiva, já que o cliente pode ir até você, conhecer de perto seu produto e assim evitar experiências desagradáveis. Em contrapartida, é uma opção altamente custosa, que se não for estudada com muito cuidado, pode transformar o seu sonho em pesadelo e levar todas as suas reservas financeiras para o ralo.

Na outra ponta, lhe digo que a  internet democratizou o comércio no mundo. Hoje você consegue abrir uma loja virtual em poucos cliques, com um investimento baixo e vender para o mundo todo. Acredito que este seja seu maior "pró". No entanto, essa democratização traz um excesso de ofertas e a cada clique você encontrará alguém que faz algo similar à você, então o maior desafio desta modalidade é descobrir como fazer com o que o cliente escolha você.

Para facilitar a sua escolha, avalie os seguintes pontos:

O artesanato para você é hobby ou profissão?

Se você enxerga o artesanato como um hobby, algo para angariar uma verba extra, sugiro que se mantenha nas plataformas virtuais pela questão de custo e facilidade. Desta forma você consegue manter uma profissão paralelamente sem grandes interferências. Mas se você enxerga como profissão você pode trabalhar com um, com outro ou com ambos de acordo com a sua preferência e estratégia.

Quanto do meu tempo quero dedicar ao meu negócio?

Pense na sua disponibilidade real de tempo. Você pode ficar 10 horas ou mais locada em um único lugar ou precisa ter flexibilidade para ir e vir sempre que necessário? Em um negócio físico, especialmente no começo onde a maioria das pessoas não tem funcionários e trabalha por conta, a flexibilidade fica comprometida, já em um negócio virtual, você tem a liberdade de encaixar o seu trabalho na sua rotina sem prejuízos.

Qual o minha disponibilidade de recursos para investimentos?

Pergunta de um milhão de reais: Quanto eu posso investir no meu negócio sem prejudicar as minhas finanças pessoais? Lembre-se, os custos de uma loja física são maiores de que uma virtual, no entanto, cada uma tem suas vantagens e desafios a serem enfrentados, não dá pra dizer que uma é melhor que a outra, elas são apenas diferentes. 

O que eu quero para o meu negócio?

E por último, pergunte-se o que você quer. A ideia aqui é trazer satisfação para as nossas vidas. Se você sonha com uma lojinha física, com a sua cara, mas no momento não tem os recursos e condições necessárias, se organize, faça um planejamento e busque seu sonho, se quer uma virtual, valem os mesmos conselhos!

Agora falando um pouquinho da minha opção, eu escolhi me manter em uma plataforma estritamente virtual por conta da flexibilidade que isso me proporciona. Se antes eu ficava "amarrada" 10 horas em um único lugar, sem liberdade de sair quando preciso, hoje eu posso ir e vir de acordo com a minha necessidade. Encaixo o trabalho na minha rotina e dessa forma eu consigo cuidar de mim, da minha família, da minha casa, interagir com os amigos, e até me dar ao luxo de tirar folgas no meio da semana quando o corpo pede socorro. Mas não confunda flexibilidade com ociosidade, se antes eu trabalhava 10 horas por dia, hoje eu trabalho de 15 horas para cima todos os dias da semana, porém, com muito mais satisfação e felicidade.

Acho que é isso, descubra qual a melhor opção pra você, e se ama o que faz e acredita no potencial do seu trabalho, se jogue! A vida é dos que se arriscam, não dos que se acomodam! 

E você que está lendo este post, se tiver alguma pergunta pra mim, coloca ela ai nos comentários que eu respondo com todo carinho, ok?

Beijokas e até a próxima!

Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Quem fez sua logo!? :D tudo lindo! Bjuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deborah, tudo bem? Obrigada pelo recadinho! O logo foi feito pelo marido, fofo né? Beijokas =*

      Excluir
  2. Creio que esta seja uma pergunta um puco técnica rsrsrs. Mas fico um pouco em dúvida sobre direitos autoriais quanto a usar imagens relacionadas a séries, filmes, animes e outros. Por exemplo estava querendo bordar 9 3|4 que é algo relacionado a HP, teria que pagar por usar esta imagem ou outras? No seu caso todos os seus produtos possuem imagens relacionadas a algum filme, série, você paga por isso?
    Muito longa a pergunta rsrs.
    BJS amo acompanhar seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josiene tudo bem? Ótima pergunta, vou colocar aqui na minha listas de próximas questões para a coluna "Vocês perguntam, eu respondo!" ok? Beijokas =*

      Excluir
  3. Oi Ju!!Obrigada pelo auxilio na minha dúvida, com certeza me auxiliou e muito!! Estou fazendo do artesanato minha profissão e quero cada vez me aperfeiçoar mais e mais.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Miriam, é um prazer poder ajudar! Desejo todo sucesso do mundo para você!

    ResponderExcluir

© 2016 – Todos os direitos reservados

Desenvolvimento com por