09/07/2017

Vamos falar de produtividade?


Antes de mais nada, vou começar este post com as minhas mais sinceras desculpas pela ausência no blog! Recebi vários e-mails e mensagens perguntado se eu daria continuidade às postagens, mas estava sendo um desafio real manter todos os meus projetos funcionando ao mesmo tempo e o blog acabou ficando um tanto "abandonado"....massssssss, como vocês pediram, estou aqui novamente para debater os assuntos que afligem muitas mentes empreendedoras.

Hoje, escolhi falar de um assunto que é desafiador para muita gente, que como eu, resolveu chutar o balde e viver de suas criações...um bichinho chamado PRODUTIVIDADE!

Se libertar das amarras impostas pelo mercado de trabalho é tudo de bom! Não ficar mais preso à jornadas de trabalho estabelecidas por outras pessoas é sensacional, acredito que não errarei em afirmar que todo mundo deseja um pouquinho de flexibilidade em suas vidas para poder dar conta de todas as suas necessidades e responsabilidades, não é?

Mas até a liberdade, tão satisfatória, tem seus desafios e dificuldades....se antes você era obrigado a cumprir sua jornada em dias específicos, sem a liberdade de ir e vir à seu bel prazer, hoje você tem o relógio e calendário sob seu controle...é simplesmente MARAVILHOSO! Mas, tudo nessa vida tem seus prós e contras...e você vai descobrir que esse excesso de liberdade e toda sua maravilhosidade também tem seu "lado B", não tão maravilhoso assim.

Gerir tempo e produtividade é um desafio mil vezes maior para aqueles que trabalham por conta e se seu negócio é em casa a situação piora um "cadim". Cuidar da casa, da família, de si e de sua empresa é um verdadeiro exercício de malabarismo, ficamos jogando bolinhas para cima, desesperadas, tentando dar conta de todas sem deixar nenhuma cair...cansa, não é?

Por isso, resolvi escrever esse texto com algumas dicas que ajudaram com que eu organizasse todos os pontos da minha rotina e vivesse uma vida mais ordenada e produtiva.

1) ESTABELEÇA UMA ROTINA: Sei que falar em rotina é a ultima coisa que queremos, mas isso é necessário para nos organizamos, se você trabalha em casa, isso passa a ser duplamente importante! Estabeleça os horários que você se dedicará à cada coisa, pese os prós e contras...Em qual período costuma ter mais disposição? Qual período lhe dá mais liberdade? Em qual período você é mais demandada por outros assuntos (filhos, família, casa, etc)? Respondendo essas perguntinhas, fica mais fácil escolher os horários para tratar cada assunto.

2) SEPARE OS ASSUNTOS E TAREFAS: Se você trabalha em casa, é comum que se permita que os assuntos e tarefas se misturem. Ao mesmo tempo que está trabalhando, a máquina de lavar está batendo, a louça está crescendo na pia e a sua ansiedade cresce junto. Por isso é importante que você separe os assuntos para que eles sejam tratados em momentos específicos, senão tudo se mistura e você acaba ficando com aquele sentimento de "fiz muito mas não concluí nada". Se você já estabeleceu os horários para tratar cada coisa, cumpra-os!

3) CUIDADO COM OS "LADRÕES" DE TEMPO: O sofá, a TV, o Smartphone, as tecnologias em geral e até a cama quentinha são convites constantes à procrastinação. É preciso se policiar para evitar que todo o seu tempo desça pelo ralo junto com essas pequenas recompensas de lazer. Foco e disciplina são fatores essenciais para o sucesso de qualquer empreendedor, se você permitir se perder em meio às distrações, seu resultado, e consequentemente, o seu retorno financeiro vão se perder junto com eles...

4) PLANEJE-SE: Planejamento é fundamental. Você não precisa fazer listas infinitas nem ter controles de grandes empresas, mas ter a clareza do que precisa ser feito e de como você irá fazê-loa ajuda muito! Separe uns minutinhos no início do seu dia para definir qualquer tarefas serão realizadas, em que ordem e o tempo que cada atividade levará, assim, você saberá qual resultado esperar do seu dia.

5) FOCO, FORÇA E FÉ: A frase típica dos posts da turma "fitness" cabe muito bem à nossa realidade. É necessário ter foco para seguir nossos planejamentos, força para levantar todos os dias e enfrentar o desconhecido e fé para acreditar que todos nossos esforços vão valer a pena!

As dicas são simples, mas foram as diretrizes que segui para conseguir dar os próximos passos. Um pequeno exercício de auto-conhecimento me mostrou que eu funcionava super bem nas primeiras horas da manhã na produção das minhas peças, mas nem tanto nas atividades de casa. Descobri também o poder do estar "OFF LINE" para produzir mais e que equilíbrio é palavrinha essencial para uma vida satisfatória!

Espero, que vocês possam encontrar o equilíbrio em suas rotinas e assim, viverem uma vida mais satisfatória, criativa e produtiva!

Um beijo grande...até a próxima pipow! =)

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Este post caiu como uma luva para mim. Me sinto nesse malabarismo mesmo com casa, 3 filhas, marido que trabalha viajando, trabalho oficial como professora e o atelier Coralinda, ufa.... sempre procuro dicas de como organizar melhor minha rotina e adorei suas dicas. Algumas já tento colocar em prática, mas preciso melhorar! Continue com assunto... sou sua leitora fiel aqui do blog e hoje vim fazer a tarefa da live kkkk

    ResponderExcluir
  2. Muito verdade tudo o que disse, Ju!
    Estou na reta final das férias e nesses dias, além de descansar a mente do stress do trabalho, estou organizando minha casa, separando um cantinho, mas bem cantinho mesmo, para o que será um protótipo de ateliê. Quando voltar a rotina do trabalho, volta a rotina de tudo e com a casa organizada, a vida fica mais organizada e, consequentemente, mais produtiva.
    BeijoO

    ResponderExcluir

© 2016 – Todos os direitos reservados

Desenvolvimento com por